Ludo da Segurança Viária: aprendizado lúdico para educação no trânsito
- Leonardo Campos
- 5 de out. de 2025
- 4 min de leitura
Parte integrante do livro Visão Zero - Atravessando a
Faixa da Cidadania com a Educação para o Trânsito, jogo de tabuleiro estabelece proposta para
aprendizagem interdisciplinar com jogos mais lúdica atrativa para estudantes de todas as idades.

Na Semana Nacional do Trânsito de 2025, o professor e escritor Leonardo Campos publicou Visão Zero – Atravessando a Faixa da Cidadania com a Educação para o Trânsito, livro que tem como propósito, inserir de maneira lúdica, a Educação para o Trânsito na sala de aula de componentes curriculares diversos. A publicação está disponível em seu formato digital gratuito e pode ser baixada não apenas por professores, mas por interessados em jogos educativos de maneira geral. E, para acompanhar o livro, Leonardo Campos também disponibilizou o jogo de tabuleiro Ludo da Segurança Viária, parte integrante do projeto que tem como iniciativa, a inovação e o empreendedorismo no âmbito educacional, conectado com os princípios do conceito Visão Zero, das ações da campanha anual Maio Amarelo e da Agenda ONU 2030.
Bastante popular aqui no Brasil, o Ludo é um jogo de tabuleiro para dois a quatro jogadores, que combina sorte e estratégia. O objetivo é ser o primeiro a mover todas as suas quatro peças, de sua base até a área final no centro do tabuleiro. A sua história é curiosa: o Ludo é uma versão simplificada do antigo jogo indiano Pachisi. Representações do Pachisi foram encontradas nas cavernas de Ajanta, na Índia, e datam do século VI d.C. No início, o jogo era disputado com conchas em vez de dados, e o tabuleiro era traçado no chão ou em paredes.
Viajantes e comerciantes levaram o jogo para a Europa. Na Inglaterra, o jogo foi adaptado e patenteado como "Ludo" em 1896. A palavra ludo significa "eu jogo" em latim. Após a Primeira Guerra Mundial, a versão alemã do jogo, chamada Mensch ärgere dich nicht, popularizou-se na Alemanha. A partir daí, o Ludo se espalhou pelo mundo e deu origem a inúmeras variações regionais, como esta versão que você acaba de acessar, adaptada para dinâmicas em sala de aula com metodologias ativas de ensino e aprendizado, tendo a aplicação do conceito Visão Zero o seu foco, em práticas educativas voltadas para segurança viária e mobilidade cidadã.
Quais são as regras básicas e o que se transforma na aplicação desta versão?
Número de jogadores: De dois a quatro. No caso de uma sala de aula, os educadores podem trabalhar com duas, três ou quatro equipes.
Componentes: Tabuleiro em forma de cruz, quatro peças de uma cor para cada jogador e um dado.
Posição inicial: Cada jogador coloca suas quatro peças na base (casa inicial) da cor correspondente.
Início do jogo: No jogo tradicional, cada jogador joga o dado uma vez, e quem tirar o número mais alto começa. A ordem do jogo segue no sentido horário. Aqui, para cada equipe representante de uma casa, é preciso responder a uma das questões sobre segurança viária e mobilidade cidadã para conseguir sair da casa. Jogou? Responde ao que foi perguntado. Se a equipe souber, pode seguir o número de casas que o dado apresentar. Se não acertar, fica para a próxima rodada e passa a vez para a equipe seguinte.
Sobre a movimentação no tabuleiro
Movimento das peças: As peças se movem no sentido horário pelo tabuleiro. O jogador pode mover qualquer uma de suas peças em jogo pelo número de casas indicado no dado.
Casas com/sem símbolos: Se uma peça cair em uma casa lisa, sem símbolo, o jogador permanece lá e passa e é chegada a vez da próxima equipe atuar. Caso caia em uma casa com símbolo (cone de trânsito, pedestre, motociclista ou semáforo), será preciso responder a uma das questões sobre o tema para prosseguir. Se o jogador não acertar a resposta, se mantém na casa onde estava e passa a vez para o próximo.
Movimento das questões: Há 100 questões na apresentação disponibilizada para a versão inicial deste jogo. O educador responsável pode utilizá-las integralmente ou adaptar para o seu contexto de sala de aula, mudando, inclusive, o nível de dificuldade das perguntas.
Conexão com o livro Visão Zero – Atravessando a Faixa da Cidadania com a Educação para o Trânsito: a publicação apresenta conceitos, dicas e experiências de sucesso com o tema. Importante ler antes de aplicar o jogo e transformar a sua sala de aula, combinado?
E como o jogo finaliza?
Entrada na reta final: Após dar a volta completa no tabuleiro, a peça entra na coluna de sua cor. É o momento de afivelar o cinto de segurança, como o símbolo do tabuleiro apresenta. Há a opção de finalizar o jogo quando a primeira equipe vence, ou então, continuar com os três jogadores restantes para classificações em segundo, terceiro e quarto lugar.
Se quiser, faça aqui o download de seu tabuleiro. Imprima e dinamize a sua aula.
