Educação para o Trânsito em Charges
- Leonardo Campos
- 19 de set. de 2024
- 13 min de leitura
Como as charges podem colaborar com as reflexões sobre Educação para o Trânsito na sala de aula? Saiba mais e confira questões objetivas com gabarito no final. Vamos nessa?
Elemento de grande incentivo na dinâmica de ensino-aprendizagem, a charge é um gênero ideal para reflexão sobre qualquer assunto na seara educacional, aqui se apresentando como especial na dinâmica da educação para o trânsito. Este tipo de material construído com criticidade pode ser encontrado em questões de vestibulares e outros processos seletivos, nas páginas dos livros didáticos, quando folheamos ou navegamos por um jornal ou revista, impresso ou virtual, etc. É um conteúdo humorado que geralmente traz, em sua estrutura, uma reflexão crítica sobre temas contemporâneos e cotidianos, voltados ao nosso contexto político, social, pessoal, bem como outras interfaces das relações humanas.
Nalgumas charges, podemos observar a presença de legenda e balões, outras apenas com a imagem. Em linhas gerais, as charges se propõem a analisar algo e estabelecer um ponto de vista reflexivo em seu enunciado. O termo “charge”, oriundo do francês, quer dizer carga, uso exagerado de um dado acontecimento ou figura para representação por meio do tom satírico, como na caricatura. Em qualquer componente curricular, seja de Linguagens, Humanas ou Exatas, a charge se faz útil, um recurso empreendedor para a realização de debates e transformação da informação em conhecimento no âmbito da sala de aula, proposta realizada não apenas no Maio Amarelo, mas ao longo do ano quando o assunto é Educação para o Trânsito.
Neste processo, várias competências podem ser desenvolvidas pelos estudantes, tendo o engajamento na leitura de textos verbais e não-verbais como um dos maiores incentivos, haja vista a nossa atual demanda comunicação multimodal, numa atividade que ainda permite que os jovens envolvidos nas promovam reflexões sobre situações que gravitam em seu entorno, muitas vezes, dissociadas da percepção críticas destes indivíduos, levados pela onda de alienação que vem tomando a nossa sociedade constantemente. Diante do exposto, a proposta da atividade com charges é permitir que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico e despertem a competência da argumentação por meio da análise de seus conteúdos, afinal, o tom persuasivo deste gênero discursivo reproduz graficamente algo já conhecido do receptor de sua enunciação, ampliando o circuito de discussão de acontecimentos contemporâneos que interessam a todos os envolvidos na fluente e vertiginosa existência em sociedade. Ideal para inserção no que chamamos de conhecimentos gerais, as charges dependem da mínima compreensão do tema abordado para que a crítica seja efetiva. Dentre outras características debatidas ao longo das aulas com as charges selecionadas, tivemos a noção de sua intemporalidade, isto é, a não explicação de sua própria piada, o exagero, distorção proposital da realidade para criar o seu tom “absurdo”, bem como a presença dos textos dos balões como recurso visual para efeito de sentidos. Basta observar nesta seleção sobre temas diversos acerca da postura no trânsito: motociclistas, uso indevido de celular, álcool e direção e outros temas estão contemplados.
Observem:
Questão 01 – A vulnerabilidade dos ciclistas
A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) aponta que o uso de bicicletas no Brasil, antes associado ao lazer e à prática de exercícios, passou a ser adotado para atividades profissionais, especialmente serviços de entrega, aumentando a população de ciclistas no trânsito. Em consonância com a afirmação, estão os dados de acidentes envolvendo o público. A alta nos índices de atropelamentos e mortes de ciclistas é uma evidência de que a conscientização não cresceu na mesma velocidade que a produção dos veículos. Para auxiliar na reversão desse cenário, compilamos os deveres e direitos dos usuários de bike.
Fonte: Autopapo.uol (adaptado)
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – A charge reflete a importância do ciclismo como estratégia de diminuição da emissão de gases oriundos dos combustíveis dos automóveis na atmosfera.
II – A charge analisa a disponibilidade limitada de verba pública para a construção de vias exclusivas para os ciclistas.
III – A charge ironiza a questão da falta de acesso ao ciclismo no Brasil, haja vista a importância do desenvolvimento desta atividade para a saúde física e mental.
Com base na charge, no texto e em suas habilidades interpretativas, assinale a alternativa correta:
a) todas as alternativas estão corretas.
b) todas as alternativas estão incorretas.
c) apenas a alternativa I está correta.
d) as alternativas II e II estão incorretas.
e) apenas a alternativa II está correta.
Questão 02 – A vulnerabilidade dos ciclistas
As ciclovias ainda têm pouca presença nas cidades, apesar de terem se expandido ao longo do tempo. Conheça dados importantes neste conteúdo. Cada vez mais gente comemora o Dia do Ciclista no Brasil. Afinal, já são mais de 70 milhões de ciclistas pedalando pelo país, mesmo que as condições não sejam as mais favoráveis. Você já sabe: faltam ciclovias, sinalização e respeito aos ciclistas. Para se ter uma ideia, nos últimos 10 anos, mais de 13 mil ciclistas morreram após um acidente no trânsito. Destes, 60% foram atropelados. Só que, com o passar do tempo, o número de pessoas que aderem à bicicleta como meio de transporte continua a crescer. Em 2020, a venda de bicicletas registrou um aumento de 50% em comparação a 2019. Todos são números que reforçam o porquê é tão importante que o Brasil adote um bom planejamento de ciclovias pelo país.
Fonte: Bike Magazine (adaptado)
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – A charge demonstra que ambos os personagens apresentados vivem realidades comportamentais distintas, um estressado diante do tráfego confuso e o outro mais leve diante da opção do ciclismo como meio de mobilidade no espaço urbano.
II – A charge flerta com a possibilidade de o ciclismo ser uma atividade que permita a diminuição do fluxo de automóveis e, consequentemente, uma oxigenação do trânsito nas cidades.
III – A charge e o texto permitem refletir que mesmo diante dos riscos, a prática do ciclismo tem ganhado um crescimento considerável no Brasil.
Com base na charge, no texto e em suas habilidades interpretativas, assinale a alternativa correta:
a) todas as alternativas estão incorretas.
b) todas as alternativas estão corretas.
c) as alternativas II e II estão incorretas.
d) apenas a alternativa I está correta.
e) apenas a alternativa II está correta.
Questão 03 – O álcool como inimigo do condutor responsável
Mais de 50% dos acidentes de trânsito no Brasil envolvem alguém que dirigia alcoolizado. Visando diminuir essa estatística e preservar vidas, a partir de abril de 2021, entra em vigor a nova lei de trânsito que endurece a penalidade para os motoristas que optam por beber e dirigir.
O condutor embriagado ou sob o efeito de drogas que provocar acidentes com lesão corporal - inclusive a considerada culposa, ou seja, sem intenção - será preso. Isso significa que o infrator não terá mais direito a substituir a pena de prisão, por outras, mais leves, como prestação de serviços à comunidade, algo permitido atualmente.
Para se ter uma noção do perigo de dirigir sob o efeito do álcool, um condutor embriagado que dirige em uma rodovia a 80 km/h e precisa frear o veículo repentinamente, demorará mais tempo para que a sua reação de defesa aconteça. Assim, maior é a distância percorrida antes da freada e, por consequência, maior a distância final percorrida antes de o veículo parar totalmente.
Desse modo, quanto mais álcool um motorista ingerir, mais longo será o tempo de reação e maior a probabilidade de não ser possível evitar uma colisão. O consumo de bebida alcoólica provoca, ainda, alterações do comportamento, das noções de perigo e do nível de consciência, inibindo barreiras morais e causando perda da autocrítica. Por essa razão, condutores sob efeito de álcool são mais propensos a dirigir em alta velocidade e a não utilizar o cinto de segurança, resultando em acidentes mais graves. A combinação é perigosa, pois o motorista que une bebida e direção põe em risco não somente a própria vida, mas também de passageiros, outros motoristas, pedestres e ciclistas.
Fonte: GOV.br (adaptado)
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – A charge e o texto refletem o problema em relação ao álcool na direção, reforçando por meio de um discurso humorístico, esta que é a maior causa de sinistros de trânsito no mundo.
II – A charge dialoga com as placas de trânsito para criar uma opção que ironiza a questão do álcool na direção, um dos maiores causadores de sinistros de trânsito no mundo.
III – A charge apresenta ao leitor a nova placa de trânsito adotado pelo sistema de sinalização do tráfego brasileiro, uma imagem que indica a proibição de motoristas alcoolizados em determinadas vias de mobilidade.
Com base na charge, no texto e em suas habilidades interpretativas, assinale a alternativa correta:
a) todas as alternativas estão incorretas.
b) todas as alternativas estão corretas.
c) as alternativas II e II estão incorretas.
d) apenas a alternativa I está correta.
e) apenas a alternativa II está correta.
Questão 04 – O álcool como inimigo do condutor responsável
Substância psicoativa, o álcool pode alterar percepções e comportamentos, aumentar a agressividade e diminuir a atenção prejudicando a aptidão de um condutor e tornando a direção veicular insegura. O seu uso está ligado às mortes por acidentes de trânsito. Mundialmente, em cerca de 35% a 50% das mortes registradas nas vias, constata-se a presença de álcool, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego - ABRAMET. A principal causa de morte entre jovens de 16 a 20 anos são os acidentes automobilísticos associados ao álcool. Com taxas, mesmo baixas, de alcoolemia, os olhos se movem com menor frequência, reduzindo o padrão de busca de riscos na cena, fixando-se em determinadas áreas por um tempo maior do que o normal e deixando de perceber o que está ocorrendo no restante do campo visual.
Um condutor embriagado que dirige em uma rodovia a 80 km/h e precisa frear o veículo por causa de algum obstáculo repentino à sua frente demorará mais tempo para que a sua reação de defesa aconteça. Assim, maior é a distância percorrida antes da freada e, por consequência, maior a distância final percorrida antes de o veículo parar totalmente. Desse modo, quanto mais álcool um motorista ingerir, mais longo será o tempo de reação e maior a probabilidade de não ser possível evitar uma colisão. Isso sem contar que a influência do álcool pode prejudicar a avaliação de condições como água ou barro na pista, que exigem cuidados redobrados.
Fonte: Frotas Unidas (adaptado)
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – O texto nos permite afirmar que o condutor alcoolizado possui limitações em relação aos processos reativos diante de um obstáculo na via em que se encontra, aumentando as chances de tragédias no trânsito.
II – A charge utiliza elementos semióticos e verbais para ironizar o condutor alcoolizado incapaz de responder aos estímulos para assumir a direção de um automóvel, além de se negar ao uso do bafômetro pelos agentes da lei.
III – Os elementos semióticos da charge nos permitem interpretar que o personagem diante do guarda é uma figura incapacitada de assumir a condução de um automóvel, haja vista o uso do álcool como elemento inibidor das reações de uma direção mais defensiva e atenta.
Com base na charge, no texto e em suas habilidades interpretativas, assinale a alternativa correta:
a) todas as alternativas estão incorretas.
b) todas as alternativas estão corretas.
c) as alternativas II e II estão incorretas.
d) apenas a alternativa I está correta.
e) apenas a alternativa II está correta.
Questão 05 – Celular no trânsito: a distração que pode ser fatal!
Quando o assunto é direção, segurança deve vir sempre em primeiro lugar. Mas nem sempre é o que vemos quando saímos às ruas. Por mais que existam diversos fatores que possam causar acidentes envolvendo veículos, o principal deles é o descuido dos motoristas – especialmente o uso do celular no trânsito, uma das maiores causa de colisões e atropelamentos atualmente nas ruas e estradas brasileiras. De acordo com o Detran, o uso de celulares no trânsito aumenta em 400% o risco de acidentes. Com a evolução da tecnologia e a presença cada vez mais constante dos aparelhos em nossas vidas, esse risco se torna cada vez maior.
Fonte: Frotas Unidas (adaptado)
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – O uso de celular no trânsito aumenta as chances de atropelamentos ou colisões, como apresentado no texto e na charge, conteúdos que apresentam esta causa como mais arriscada que o consumo de álcool pelos condutores de automóveis.
II – A charge apresenta dois personagens distraídos, expostos aos sérios riscos de envolvimento numa tragédia de trânsito, motivados pelo uso de suas redes sociais.
III – A charge e o texto indicam que o uso de celular no trânsito, a maior causa de atropelamentos e colisões no âmbito da mobilidade, deveriam ter punições mais severas pela legislação.
Com base na charge, no texto e em suas habilidades interpretativas, assinale a alternativa correta:
a) todas as alternativas estão incorretas.
b) todas as alternativas estão corretas.
c) as alternativas II e II estão incorretas.
d) apenas a alternativa I está correta.
e) apenas a alternativa II está correta.
Questão 06 – Celular no trânsito: a distração que pode ser fatal!
Uso do celular no trânsito é um risco. Vale lembrar que é permitido o uso de aplicativos de GPS ou similares, desde que o aparelho esteja obrigatoriamente fixado em um suporte localizado no para-brisa ou no painel do veículo. Qualquer outra situação, mesmo para o uso de aplicativos de localização, pode comprometer a atenção do motorista e, consequentemente, será passível de multa. Mesmo com o carro parado no semáforo, o motorista que utilizar o celular estará cometendo uma infração. Portanto, crie hábitos que garantam a segurança daqueles que estão no seu carro e também ao seu redor. Lembre-se de que, ao usar o celular no trânsito, o motorista está colocando em risco a própria vida.
Fonte: Frotas Unidas (adaptado)
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – Ao usar figuras sonoras de linguagem e representação gráfica de um trágico sinistro de trânsito, a charge reflete sobre os riscos do uso de celular por condutores durante a mobilidade cotidiana.
II – A charge apresenta um personagem que tem nas postagens em suas redes sociais um hábito que supera a sua atenção no volante, numa reflexão sobre as pessoas que se arriscam cotidianamente na direção ao utilizarem celular.
III – A charge e o texto indicam que o motorista que usa o celular no trânsito coloca a sua vida em risco, além de cometer uma grave infração sujeito à multa.
Com base na charge, no texto e em suas habilidades interpretativas, assinale a alternativa correta:
a) todas as alternativas estão incorretas.
b) todas as alternativas estão corretas.
c) as alternativas II e II estão incorretas.
d) apenas a alternativa I está correta.
e) apenas a alternativa II está correta.
Questão 07 – O aumento de carros nas ruas gera mais poluição e outros problemas ambientais e de mobilidade?
Falar sobre o Dia Mundial Sem Carro (22/9) é refletir sobre a importância da mobilidade urbana para a qualidade de vida da população e os deslocamentos nas cidades. Isso porque, quanto mais veículos circulam nas ruas, maior é a emissão de poluentes na atmosfera e mais impactos para a saúde. Em um planejamento de mobilidade urbana a classificação de prioridade é estruturada por: pedestres, ciclistas, transporte público (ônibus, metrô, trem), transporte de carga e, por último, carros e motos. Este é o modelo que ajuda a dar fluidez e equilíbrio ao ritmo das grandes cidades. Neste contexto, o transporte coletivo é primordial para uma mobilidade urbana mais sustentável, gerando menos poluentes, congestionamentos, bem como ganho de tempo para as pessoas. Essa é uma solução que favorece para a melhora dos fluxos nas cidades, pois ocupa menos espaço e transporta mais gente.
Mobilidade urbana com sustentabilidade é uma das preocupações do projeto BRT Sorocaba e pensando na redução do impacto ambiental, a frota de veículos que está disponível para a população possui tecnologia para emitir menos ruídos e poluentes. Para se ter uma ideia dos benefícios do transporte coletivo, um ônibus BRT com capacidade para transportar 170 pessoas ajuda a reduzir significativamente a presença de mais carros no trânsito. Além disso, o fato de ter uma pista exclusiva e uma operação inteligente e dinâmica, permite deslocamentos mais rápidos e agilidade para o passageiro. Para Manoel Ferreira, Diretor de Operações do BRT, as cidades que não investem em transporte coletivo estão sofrendo com ruas abarrotadas de carros e índices maiores de poluição do ar. Por isso, é fundamental o investimento estrutural para melhorar as condições operacionais, dessa maneira, os ônibus terão mais condições de desenvolver maior velocidade e, por consequência, oferecer mais qualidade ao serviço prestado. O eixo norte-sul do sistema BRT segue em operação parcial e de testes, e aos poucos, está dando um novo ritmo aos deslocamentos na cidade. “Neste 22 de setembro, convidamos as pessoas a terem um dia diferente e optarem por fazer seus deslocamentos a pé, de bicicleta ou de transporte público. Que se permitam ter novas experiências e quem sabe a mudança de hábito se torne uma nova rotina. Assim, estaremos ajudando o meio ambiente e também contribuindo para a nossa saúde” , explica Ferreira.
Fonte: Diário do Transporte (adaptado)
Leia as alternativas. Reflita atentamente e interprete.
I – O texto e a tirinha refletem, com diferentes pontos de vista, a questão da mobilidade urbana contemporânea, caótica e a necessitar de projetos que envolvam sustentabilidade em sua concepção.
II – A tirinha ironiza os congestionamentos de trânsito e traça uma relação com os incentivos governamentais na compra de automóveis, algo que promove inchamento do tráfego.
III – A tirinha, em diálogo com o texto, nos permite refletir que outras opções de mobilidade precisam ser adotadas para melhorar o fluxo no trânsito, tornando-o mais sustentável.
Com base na charge, no texto e em suas habilidades interpretativas, assinale a alternativa correta:
a) todas as alternativas estão incorretas.
b) todas as alternativas estão corretas.
c) as alternativas II e II estão incorretas.
d) apenas a alternativa I está correta.
e) apenas a alternativa II está correta.
Questão 08 – Colisão entre motociclistas e automóveis: uma celeuma do trânsito contemporâneo
Desde outubro de 2013 uma publicação assombra os motoristas na internet, afirmando que acidentes envolvendo carro e motocicleta configuram atropelamento ao invés de colisão. O texto, creditado ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), é uma farsa. Só para garantir, e o boato perder força, mais uma vez, colisão com moto não é atropelamento.
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 10697:1989), o que define o termo “atropelamento” é um acidente em que um ou mais pedestres ou animais sofrem o impacto de um veículo, estando pelo menos uma das partes em movimento. Logo, tendo em vista que o motociclista não é um pedestre, e sim o condutor de um veículo automotor de duas rodas, o abalroamento entre um automóvel e uma motocicleta deve ser considerado uma colisão, caso ambos estejam em movimento.
EXCEÇÃO: O artigo 68 do Código de Trânsito Brasileiro considera os (moto) ciclistas desmontados empurrando o veículo como pedestres. Caso o piloto sofra o impacto de um veículo nessa situação, o acidente é considerado atropelamento.
Fonte: Auto Papo UOL (adaptado)
I – O texto e charge refletem sobre os altos índices de sinistros envolvendo motociclistas, vítimas que sofrem atropelamentos por causa de motoristas alcoolizados na condução.
II – A charge reflete sobre os sinistros envolvendo motociclistas, um problema grande em nosso cotidiano de mobilidade, haja vista a presença de muitos condutores imprudentes.
III – O texto analisa o mito em torno da noção de atropelamento envolvendo motociclistas, situação que durante algum tempo, foi alvo de equívocos interpretativos.
Com base na charge, no texto e em suas habilidades interpretativas, assinale a alternativa correta:
a) apenas a alternativa III está correta.
b) todas as alternativas estão incorretas.
c) as alternativas II e II estão incorretas.
d) apenas a alternativa II está correta.
e) todas as alternativas estão corretas.
Se você tentou responder, já conferiu quantas questões acertou? O conteúdo foi criado para que você, leitor, possa compartilhar. Utilize em suas avaliações, em atividades na sala de aula, promova a distribuição de informações tão valiosas sobre um tema relevante para o estabelecimento assertivo da cidadania de todos: o educar para o trânsito, para a mobilidade segura entre pedestres, ciclistas, condutores de automóveis, dentre outros.
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